Movidos pela fé, gratidão e esperança, a comunidade católica e público em geral acompanhou neste sábado, 30/03, a celebração da missa alusiva aos 81 anos de emancipação política de Maraú.  A programação iniciou com a entrada da prefeita Gracinha carregando a bandeira de Maraú, Presidente da Câmara, Manassés carregando a bandeira do Brasil e carregando a bandeira da Bahia, o Secretário de Administração, Samar Santos.

A cerimônia foi presidida pelo padre Danúbio na Igreja de São Sebastião, na sede do município, e acompanhada pela a Prefeita de Maraú, Gracinha Viana, dos Secretários Municipais, Vereadores, autoridades religiosas, políticas, civis e comunitárias também se fizeram presentes.

A sociedade marauense compareceu em grande número à celebração. “Rezamos pela nossa cidade, pelos poderes Executivo e Legislativo e por todas as famílias”, comentou o padre Danúbio, antes da missa.

Conheça um pouco sobre a história de Maraú.

No ano de 1705, frades italianos se instalaram em uma aldeia indígena chamada “Mayrahú”, originando um povoado. Em 1717, criaram o distrito de Mayrahú que, após a construção da capela, foi elevado à freguesia, passando a se chamar “São Sebastião de Mayrahú”. No ano de 1761, foi elevada a Vila de Maraú. E só em 1938 tornou-se cidade.

Os padroeiros do município são São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição do Cambuízo, que têm como data festiva 20 de janeiro e 8 de dezembro, respectivamente. Com uma cultura riquíssima e quase totalmente preservada, essa cidade atrai cada vez mais turistas de todas as partes do mundo.

Chamada pela mídia de “Polinésia Baiana”, devido à sua rara beleza e transparência de suas águas, Maraú possui belíssimas praias distribuídas entre seus vários povoados, além de dezenas de ilhas, cachoeiras, manguezais e quilômetros de Mata Atlântica totalmente preservados. Seus povoados costeiros mais conhecidos são: Barra Grande, Saquaíra, Taipu de Fora, Algodões, Ibiaçú, Piabanha, Tremembé, Taipu de Dentro, Campinho, Empata Viagem e Tabuleiro.

Maraú faz parte da Costa do Dendê, uma das regiões mais belas da Bahia. Lá também fica localizada a terceira maior baía do país, a Baía de Camamu, onde deságua o rio Maraú Recentemente a Península de Maraú começou a ser descoberta por baianos e turistas. Os moradores mais antigos contam que Maraú já foi visitada até pelo escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”, que teria permanecido no povoado o tempo suficiente para ali manter uma residência.

Deixe uma resposta

Prefeita Gracinha participa de celebração do dia das mães no CRAS de Maraú

Compartilhar  A prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria de Assistência...

Feliz Aniversário Prefeita Gracinha Viana

Compartilhar A Prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), comemora nesta quarta-feira,...

TJBA e prefeita Gracinha inauguram o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Maraú

Compartilhar  O Tribunal de Justiça da Bahia inaugurou, no último dia...

Barra Grande terá Dia do Cidadão com presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região

CompartilharA presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA),...