O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo e balizar políticas públicas, além de orientar o repasse de verbas federais.

O município de Maraú foi classificada mais uma vez na categoria B pelo Ministério do Turismo e está inserida na região denominada Costa do Dendê, na Península de Maraú no  Mapa do Turismo, devido ao seu potencial turístico. Nilza Vicente, Secretária de Turismo e Lazer do município, explicou que a classificação B representa a identificação de alguns critérios que Maraú atendeu dentro do que foi definido pelo Ministério do Turismo.

A cidade de Maraú é conhecida pelas belas praias naturais, em especial a praia de Taipu de Fora e das praias de Barra Grande, Ponta do Mutá, Saquaíra, Campinho, Algodões, Cassange, Taipu de Dentro e da famosa cachoeira de Tremembé. Além das praias, toda via costeira é cercada por pousadas e hotéis, passeios de quadriciclos, bares, restaurantes, eventos que atraem centenas de turistas.

Importante ressaltar que a categorização é um processo dinâmico, assim como o Mapa do Turismo Brasileiro, deverá ser atualizado e aperfeiçoado periodicamente. Assim, se um município teve seu fluxo turístico e seus estabelecimentos formais de hospedagem ampliados, provavelmente, na próxima categorização, quando dados serão novamente avaliados, ele poderá mudar de posição.

Segundo a portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. De acordo com a categorização, o município de Maraú classificada como ‘B’, têm direito a um limite de R$ 500 mil.

Para a prefeita Gracinha Viana, o resultado mostra o compromisso de sua gestão em realizar ações que possam desenvolver de forma sustentável o turismo no município. “Mesmo em época de crise, mantivemos e incrementamos os investimentos nos principais eventos da península, garantindo o fluxo turístico no Município. A cultura preservada, a hospitalidade do povo, a exuberância da nossa natureza, aliados aos mais diversos eventos realizados ao longo do ano fazem com que os nossos visitantes voltem a Maraú”, avaliou a gestora que ainda completou dizendo que agora pretende realizar investimentos para que o turismo chegue na zona rural.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Maraú

Deixe uma resposta

Prefeita Gracinha participa de celebração do dia das mães no CRAS de Maraú

Compartilhar  A prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria de Assistência...

Feliz Aniversário Prefeita Gracinha Viana

Compartilhar A Prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), comemora nesta quarta-feira,...

TJBA e prefeita Gracinha inauguram o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Maraú

Compartilhar  O Tribunal de Justiça da Bahia inaugurou, no último dia...

Barra Grande terá Dia do Cidadão com presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região

CompartilharA presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA),...